Recortes (2019 - 2020)

Série de retratos pintados a óleo que exploram a temática das redes sociais e o que torna algo memorável nesse contexto.

Com um literal bombardeio de imagens e pessoas no seu momento mais atraente, o que chama atenção? o que destaca em meio aos destaques? O que te faz parar? Parar de deslizar na infinidade sedutora da tela e observar, reconhecer um alguém por trás de uma fotografia?

As obras feitas a partir de referencias virtuais são o resultado da observação, como a primeira impressão é a que fica, foram transferidas ao papel apenas o primeiro ponto que levou o observador a parar e se sentir - mesmo que ilusoriamente, conectado com alguém ou com o instante perpetuado na publicação -. Os pontos de destaque são evidenciados, afastados da forma original e reinterpretados em pintura. Tornando o alvo quase anônimo, resumido ao seu melhor atributo, ou aquele que mais chamou a atenção do observador. Ao final sugerindo mais sobre o próprio observador do que sobre o observado.

Mais do que nunca, a visão de uma tela se torna o meio mais usual de convívio. As redes sociais ao mesmo tempo que omitem grande parte da realidade de um indivíduo, também oferecem a sensação de conexão, por meio de fotos e interações é possível sentir que você conhece aquela pessoa e que está experienciando aquele momento em conjunto. As obras, inspiradas diretamente em publicações do Instagram trazem essa reflexão, ainda que as características mais marcantes dos modelos estejam expostas, reproduzidas numa linguagem fotorrealista, suas identidades permanecem escondidas.

O formato de pequenos quadrados nas obras é característico da plataforma originária das suas referências, completando o ciclo. Propõe se que a serie seja um trabalho contínuo, com 26 obras iniciais e mais recortes por vir, visto o cenário de pandemia, a plataforma virtual onde a ideia nasceu se tornou um dos únicos meios de se enxergar o outro, também proporcionando um nível a mais de intimidade com o publico, mesmo com a distância física, dando possibilidade de uma continuação da série com novas reflexões.

Essa série faz parte do programa de incentivo a cultura Na Nuvem, promovido pela Funalfa.

Logo_PJF_Funalfa.png
governo_pb.png